top of page

Diário de Bordo

Autismo, Educação e Psicanálise em interface

WhatsApp Image 2022-08-23 at 15.09.59.jpeg

Diários de Bordo

​

​

Autismo, Educação e Psicanálise em interface

SOBRE A OBRA

RESUMO

Estamos diante de um trabalho de muitas mãos. Para além da autoria diversa, uma trama de vivências, histórias, olhares, saberes e dizeres. O resultado de um percurso. Uma resposta dada aos impasses recolhidos do real de uma prática e compartilhados em relatos que deixam emergir o que entendemos ser o ponto fundamental do trabalho com autistas: o singular.

            Diários de Bordo – ousamos dizer – promove algo novo para os três campos de saber que o compõem. Para a Psicanálise, permite o diálogo com quem lida com o autismo não no campo da clínica, nem como objeto de seus desdobramentos teóricos, mas na vivência escolar, no espaço de sala de aula. Um diálogo aberto à escuta atenta da voz do professor ou do pedagogo, da singularidade deste sujeito autista, mas desfeito de um dizer historicamente amarrado em conceitos teóricos e técnicos. Os pesquisadores do Pipa (e rabiola) empenham-se, aqui, por desfazer-se de tal linguagem, feita para uma circulação restrita a seus pares.

Para o campo da Educação, este livro configura um material preciosíssimo, por eleger os relatos reais pelo olhar sensível de professores, pedagogos, assistentes, coordenadores, dentre outros profissionais, dando visibilidade e detalhamento ao que o trabalho cotidiano com crianças autistas oferece de mais desafiador, na perspectiva da inclusão escolar. Os relatos dos profissionais revelam as singularidades de cada caso, um a um, e orientam possibilidades para os impasses apresentados, demonstrando que receitas prontas não cabem num fazer pedagógico reflexivo, crítico e amparado pelo envolvimento real e pelo trabalho colaborativo.

Para o campo do autismo, entendemos que é um largo passo dado. Na contra mão dos protocolos comportamentais usuais, que inserem prescrições que devem servir para todos, Diários de Bordo abre a perspectiva de que o melhor caminho para cada criança autista é sinalizado por ela mesma. E é a escuta cuidadosa de seu movimento, de sua voz, de sua singularidade o que ilumina o caminho que se pode trilhar, seguida por um guia atento que vai atrás conduzindo-o ao mais além de seus obstáculos.

ORGANIZADORAS

Ana Lúcia Sodré de Oliveira

Bartyra Ribeiro de Castro

 

PROFESSORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA

AUTORES DOS DIÁRIOS DE BORDO ORIGINAIS

 

Aglay dos Santos

Alda Maria do Nascimento

Aline de Oliveira Constantino Ferreira

Bianca Caroselli

Cíntia Barbosa Mascarello

Cirlene Bomfim Santos

Claudia Viviani Silva de Souza

Creuza Soares Venturin

Débora Nascimento de Oliveira

Diolira Maria Cortes

Edna de Fátima Rodrigues

Edna Stofel

Elisa Bolzani de Amorim

Eugenia Siller

Fernanda Vilela Miguel

Gilda de Mello Pereira

Giovana Ferrari Pedroni Fonseca

Graziele Ribeiro dos Santos

Ivete Tavares Matheus Coimbra

Jomara Fernandes da Silva

Josete Leite Silva dos Santos

Josiania Duarte de Andrade

Karina de Medeiros Gama

Larissa Lemos Martins

Leticya Campos  Madureira

Magda Regina da Silva Martins

Marcela Abdalla Guerrieri

Maria de Lourdes Borlot

Maria Raquel Marques Valle

Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves

Marinete Maria Lopes

Mildred Gonçalves de Oliveira Costa

Miriã Cutz Freitas

Myrlla Rodrigues Miranda da Silva

Priscilla Castro dos Santos

Raquel Alves Baltazar de Souza

Rejane Francisca Lemos Teixeira do Nascimento

Rosa Maria Vasconcelos dos Santos

Roziani Paula Ferrari Sancio

Simone Xavier Schaper

Sulamar Snaider Loreto

Vívian Silveira Vieira Milanezi

Viviane Gomes Souza da Silva

Yvina Pavan Baldo

 

PESQUISADORES DO PIPA (e rabiola)

AUTORES DOS COMENTÁRIOS DAS VINHETAS

 

VITÓRIA – ES

Adilson Sebastião Silva

Christiany Maria Bassetti Cavalcante

Cristiano Barreto de Oliveira

Fabiana Teixeira de Oliveira

Fernanda Zimmer

Gláucia Faé

Isis Hoffman Prates

Juliana Moysés Vieira

Juliana Passamani Romano

Marcela Serrat Freire

Mariana Rossoni Lombardi

Olenice Amorim Gonçalves

Renata Tavares Imperial

Tatiane Neves Borja

 

TERESÓPOLIS – RJ

Carla Silva

Claudia Feitosa

Daniela Kimus

Lucia Helena Cunha

 

RIO DE JANEIRO – RJ

Mariana Carvalho Pucci

Marina Melchiades Pereira

 

CAMPINA GRANDE – PB

Ana Carolina Cirne

Elizama de Melo Lima

Giulyanny Priscila Araújo Medeiros

Juliana Gama

Kamilla Gadelha

Leane Iris Pereira de Oliveira

Lucas Miranda

Vívian Batista de Carvalho

 

SÃO PAULO – SP

Cyntia Gindro

Denise Birman Anijar

Fernanda Cristina Gomes Carvalho

Lilian Beiguelman

Maria de Fátima S. Luzia

Maria Marta Rodrigues Ferreira

Marinalva Souza Santos

Paulo Vilson Scorsa

Rosangela F. Correia

Tatiana Cristina Vidotti

 

SUPERVISORES

Bartyra Ribeiro de Castro – Coordenadora PIPA VITÓRIA - ES

Marcela Decourt – Coordenadora PIPA RIO DE JANEIRO – RJ

Maria Cristina Maia Fernandes – Coordenadora PIPA CAMPINA GRANDE – PB

Paula Catunda – Coordenadora PIPA SÃO PAULO – SP

Rachel Amin – Coordenadora PIPA TERESÓPOLIS – RJ

ÍNDICE

PREFÁCIO

Gustavo Stiglitz

APRESENTAÇÕES

Ana Lucia Sodré de Oliveira

 

REVISÃO TEÓRICA

Gustavo Stiglitz

VINHETAS E COMENTÁRIOS PIPA (e rabiola)

​

PARTE 1. ME DEIXA QUIETO E NÃO MEXE EM NADA!

 

Thor: um super-herói mais que especial

 

Aos poucos, Paulo nos fala

 

Cacau: cada autista é um

 

Caminhando junto com Maria

 

Driblando as barreiras do novo com Fernanda

 

Escola, família e Júlio avançam juntos

 

Joana, uma adolescente

 

Juntos por Rubens

 

No meio do caminho tem novidades e surpresas com Gil

 

PARTE 2. ISSO É MEU!

 

Desafios e perspectivas no trabalho com Guilherme

 

Messias: um caso para a escola

 

Pedro e a bola

 

Situações de aprendizagens: as histórias de Joel, Rodrigo,

Henrique e Heitor

 

Um ambiente acolhedor para Hélio

 

PARTE 3. TECENDO FIOS

 

Ações programadas e integradas combinam com

avanços de Bruno

 

Alguém certo, no lugar certo para acolher João

 

Ângelo e as imagens que facilitam

 

Conhecendo meu estudante Matheus para aprender

e ensinar

 

Rafael: do plano ao desenho

 

Em busca de caminhos com Vitor

 

Gilberto e o autismo: desafios para um educador

 

Inventando com Mauro

 

Joaquim vai longe

 

Rita e o professor desafiado a inventar

 

Um encontro potente com a história de Lucas

 

Lia e os desafios à escola e à família

 

Otto precisa de ajuda

 

Quando a escola acolhe Paula

 

PARTE 4. O QUE HÁ PARA ALÉM DISSO?

 

Edu: o X da questão

 

Muitos desafios com Marcos

 

Quem é Laís?

 

Samuel e a formação do professor

 

Batman e sua agitação

​

POSFÁCIO

David Scardua de Aquino

Israel Scardua de Aquino

Inscreva-me
bottom of page